icone-site-verde

Você tem medo de Panela De Pressão? Sabe as precauções que precisa tomar para usá-la sem risco?

Você usa panela de pressão?

Adoro usar panela de pressão! Ela ajuda a cozinhar os alimentos numa temperatura mais alta, o que faz com que cozinhe muito mais rápido. Economia de tempo e de gás!

Nutricionalmente, esse tempo menor de cozimento ajuda os alimentos a preservarem mais as vitaminas e minerais, se compararmos com outros tipos de cozimento.

Gosto de cozinhar nela feijão, claro! Mas também carnes, sopas e arroz integral. O arroz cateto integral e o 7 grãos ficam ótimos na pressão!

Já tive acidente com uma panela aqui em casa (com feijão saindo em jatos pela orifício da válvula de segurança e atingindo o teto!), então sei que algumas precauções são importantes!

Como esse tipo de panela funciona?

Dentro da panela, a pressão atmosférica fica maior e, com esse aumento da pressão, a temperatura do ponto de ebulição (ponto em que o líquido passa para o estado gasoso) aumenta. Então, digamos que estamos ao nível do mar, em que o ponto de ebulição ocorre a 100ºC. Na panela de pressão essa temperatura sobe para cerva de 120ºC e assim o cozimento será mais rápido.

Para que seja possível este aumento de pressão, a panela tem uma tampa especial, com uma borracha que veda o fechamento e duas válvulas, uma de segurança e uma de controle com pino (aquela em que o vapor vai saindo e fazendo chiado característico da panela).

Se a pressão estiver exagerada, a válvula de segurança salta para fora, garantindo que a pressão saia e evitando que a panela tenha problemas. Por isso, ela precisa estar sempre posicionada para baixo.

Quando a pressão preenche a panela, a válvula de controle permite que um pouco do vapor vá saindo aos poucos de forma constante, mantendo a pressão constante.

DICAS DE USO:

  • Compre apenas panelas de pressão que tenham selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)
  • Antes de colocar os alimentos, verifique se a borracha e as válvulas estão integras e bem higienizadas.
  • Os furinhos do pino da válvula de controle não podem estar obstruídos de jeito nenhum! Não esqueça de limpá-los sempre!
  • A válvula de segurança não pode estar saltada.
  • Coloque alimentos até no máximo 2/3 da panela
  • Durante o cozimento, a válvula de controle faz um chiado sempre muito parecido. Se escutar algo diferente, desligue o fogo e vá verificar.
  • Só abra a panela depois que toda a pressão sair.

CASO SEU MEDO SEJA GRANDE DEMAIS: invista numa panela de pressão elétrica! Ela é muito segura! O único ponto negativo dela, ao meu ver, é que o vapor não sai durante o cozimento o que faz com que o alimento fique mais aguado. Depois de cozinhar, você precisa abrir a tampa e deixar ferver um pouco até um pouco da água evaporar e o caldo ficar na consistência desejada.

Conta aqui, você tem medo da panela de pressão? Usa? Já teve algum acidente?

#polianascarcellanutri #dicasdapoli #anotaaí dicaspolianascarcellanutri #paneladepressão #pressurecooker

Fonte: https://www.atlas.ind.br/blog/cozinhar-com-a-panela-de-pressao-7-cuidados-para-voce-perder-o-medo/

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *