icone-site-verde

Você tem gases em excesso? O que fazer?

Você é daquelas pessoas que por qualquer coisinha já fica com a barriga inchada e dolorida, cheia de gases? Geralmente quando isso acontece, dá até medo de sair pra comer fora, porque com comida diferente não dá para saber se vai ficar bem depois. Dá medo de comer coisas diferentes e a variedade de comidas em casa vai diminuindo, porque parece que tudo faz mal. Tem quem até aprenda a conviver. Já ouvi paciente falando que está acostumado e que ter essas dores já é normal!

Ter gases em excesso não é algo normal! Você não precisa se acostumar com a dor!!

O que eu quero dizer é: gases no intestino são normais, fazem parte da digestão e mostram que as bactérias do seu intestino estão lá trabalhando. Mas se estão exagerados, causando muito desconforto, é preciso avaliar as causas:⁠

1- Você come muito rápido e mastiga pouco os alimentos?

Quando você come rápido demais e mastiga pouco os alimentos, além de ingerir mais ar, você pode estar dificultando a digestão. Coma com calma, sem pressa, com atenção, aproveitando o momento.

Mastigue muito bem a comida.⁠ Mastigar é a primeira etapa da digestão. Na boca temos enzimas, como por exemplo a amilase salivar (mais conhecida como ptialina), que quebra os amidos em açúcares mais simples. Então, se você não mastiga direito, já está diminuindo uma fase importante da digestão. Quando um paciente chega pra mim e fala que “pedaços inteiros de verduras estão saindo nas fezes” a primeira coisa que fica evidente é que a pessoa não esta mastigando direito!

2- Você usa xilitol como adoçantes? Ele pode dar gases e, em excesso, até diarreia.⁠

Xilitol é um adoçante que virou meio que modinha, por ser natural!! E quando a gente fala que é natural, não quer dizer que não é produzido em laboratório como os outros adoçantes, mas sim que ele existe naturalmente em plantas, ao contrário dos adoçantes artificiais, como o aspartame e sucralose, que não existem na natureza e são produzidos no laboratório. Outro exemplo de adoçante natural é a estévia.

O xilitol tem em quantidades bem pequenas em morangos, framboesas, ameixas e peras, por exemplo. Mas hoje em dia a indústria usa bastante em gomas de mascar, balas, chocolates e outros produtos sem açúcar ou de baixo índice glicêmico.

Se você usa o xilitol em casa para adoçar e também consome muitos produtos industrializados, os gases podem estar vindo disso. Teste cortar o xilitol e veja se melhora.

3- Você pode ter intolerância aos FODMAPS e por isso tem tantos gases

Você já ouviu falar em FODMAPS (Sigla em inglês que se refere aos monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis fermentáveis)? Muitos alimentos são ricos em FODMAPS, incluindo cebola e alho, os queridinhos da culinária brasileira. E, infelizmente, muitas pessoas têm intolerância a alguns tipos de FODMAPS, não necessariamente a todos.

Os FODMAPS não são digeridos no nosso intestino e são fermentados pelas bactérias da nossa microbiota, podendo provocar gases, em algumas pessoas MUITOS gases.

Caso seja seu caso, é necessário fazer uma restrição por 6 semanas de todos os alimentos com FODMAPS e depois começar a reintroduzir aos poucos na dieta, um por um, para entender o que te causa sensibilidade. Talvez só a cebola te cause sensibilidade, ou talvez você seja intolerante só ao glúten ou lactose, mas é necessário investigar. Não tire da sua alimentação sem um diagnóstico! É necessário falar com um nutricionista (ei, marque uma consulta aqui!!) para entender como fazer esta dieta. Até porque ao tirar muito alimentos, você corre o risco de ter deficiências nutricionais.

4- Você tem gases porque come feijão sem fazer remolho antes

Comer feijão sem fazer remolho é o caminho certo para ter gases!!! As leguminosas (feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, por exemplo) têm oligossacarídeos, que fazem parte dos FODMAPS, aqueles mesmos que falei no item anterior, que não são digeridos no nosso intestino e são fermentados pelas bactérias.

O remolho é bastante eficaz na remoção de uma parte dos oligossacarídeos. O ideal é deixar o feijão e outras leguminosas de molho na água por no mínimo oito horas antes de cozinhar (veja aqui como fazer o remolho).⁠

Nem todos os restaurantes fazem remolho do feijão e, por isso, se você é muito sensível, evite comer feijão fora de casa.

5- Você morre de vergonha e segura o pum o dia inteiro!

Lógico, preciso deixar uma coisa clara aqui: educação é importante e soltar pum na frente das pessoas pode ser constrangedor (e falta de educação!!). Mas segurar o pum é péssimo e só traz desconforto!

Dito isso, evite segurar o pum! Vá ao banheiro e libere a sinfonia! Lembre-se que gases fazem parte do processo da digestão e todo mundo solta, não é algo que só você faz!! Até os animais e as princesas, como conta aqueles livros do Ilan Brenman!!!

A gente precisa parar de ter vergonha dos nossos intestinos e dos produtos deles!!! Faz parte da vida, faz parte de ser humano… de ser animal!!


Se você sofre com isso e precisa de ajuda, marque uma consulta comigo!! Vamos conversar!!

(Imagem dos balões gerada por Midia Mágica no Canva)

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *