icone-site-verde

Oito dicas para melhorar sua libido no climatério e na menopausa

Dicas para aumentar libido Nutri POLIANA SCARCELLA

Dicas alimentares e mudanças de comportamento que podem melhorar sua libido e aumentar seu desejo sexual no climatério e menopausa

Como você pode aumentar a libido no climatério e menopausa?

Ai, como é difícil passar pelo climatério e menopausa. Fala sério? Parece que de uma hora pra outra, nosso próprio corpo entra em guerra com a gente! Parece que tudo começa a ficar ruim! Pele seca, memória ruim, um cansaço que não nos deixa nunca, mudanças de humor, calorões terríveis e o desejo sexual? Vai pro espaço!! Muita coisa a gente só consegue melhorar mesmo com hormônios. Mas, para tristeza de muita gente, não é todo mundo que pode usar hormônios e aí a gente tem que procurar algumas outras possibilidades.

Aqui vão algumas dicas pra melhorar o desejo sexual no climatério e menopausa:

Dieta Equilibrada

Mais do que um ou outro alimento, o importante é comer bem como um todo! Não existem alimentos milagrosos, então não se iluda! Se você se alimentar muito mal, não vai ser uma pitada de açafrão ou a maca peruana que vão fazer milagres!!! Não tem caminho fácil mulher!!

Consuma carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras de boa qualidade, sempre em equilíbrio. Capriche nos pratos coloridos, cheios de vegetais! Não podem faltar frutas, verduras e legumes na sua alimentação.

Quando falo de carboidratos complexos, o que quero dizer é que você precisa evitar farinhas refinadas e preferir alimentos integrais. Mas eu sei que tem gente que odeia pão integral e odeia arroz integral! Não tem problema! Só escolha pães de melhor qualidade (olhe os rótulos dos pães de forma. Eles têm tanto açúcar!) e quando comer arroz, junte com outros alimentos com fibras: feijão, salada, verduras refogadas. Uma opção legal é colocar um pouco de linhaça com o arroz na hora de refogar…

Maca Peruana

Conhecida também como o “viagra peruano”, a Maca é parente dos vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho e rabanete.
Alguns estudos indicam que pode aumentar a energia, atuar em disfunções sexuais e melhorar memória e aprendizado. Mais estudos são necessários para comprovar as alegações, mas de qualquer forma, é uma boa fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes.

E, se não quiser consumir a Maca, aposte nos outros vegetais crucíferos, mas não exagere, porque não vai adiantar nada melhorar a libido se você espantar qualquer um com seus gases!! (Uma porção por dia, de crucíferas variadas, é uma ótima medida!!!).

Açafrão

Não estamos falando do açafrão da terra (a cúrcuma) e sim do açafrão vindo do pistilo da flor Crocus Sativus Linnaeus. Aqueles fiozinhos vermelhos a preço de ouro! Alguns estudos indicam que pode melhorar a libido de pessoas que tomam antidepressivos.

Chocolate

Alguns estudos indicam que o chocolate tem impacto sim na sexualidade feminina, porém o impacto é muito mais psicológico do que biológico. Bem, não importa, só de comer chocolate já ficamos mais felizes, então não deixe de comer 25 gramas de chocolate por dia!

UMA taça de vinho

Muito álcool pode piorar a performance, mas uma taça de vinho pode ser o suficiente para relaxar e entrar no clima!

Durma bem

Uma rotina puxada e muito atarefada pode te deixar exausta. Tente se organizar para dormir pelo menos 7 horas por noite. Além de melhorar sua energia e humor, te deixará mais disposta sexualmente

Exercite-se

Fazer atividades físicas aumenta seu nível de energia, alivia o estresse e melhora a auto-estima e tudo isso ajuda a melhorar o desejo sexual.

Procure um fisioterapeuta pélvico

A fisioterapia pode te ajudar com questões relacionadas ao trato urinário (escapes de xixi, por exemplo), hábito intestinal (tão grande o número de mulheres com constipação!) e sexualidade, trazendo mais conforto e melhora da libido.

Há uma lista enorme de alimentos considerados afrodisíacos, mas poucas evidências científicas da real eficácia. Alguns alimentos tem pequenos indícios de que ajudam e, no mínimo, farão bem para a sua saúde em geral!

Além da alimentação, mudanças de comportamento podem ajudar a melhorar a libido!

No climatério e principalmente na menopausa, o desejo sexual precisa ser estimulado, ele não cai do céu, minha amiga. O que quero dizer:

Conecte-se emocionalmente com seu parceiro (ou parceira!)

Converse com o(a) parceiro(a) sobre desejos, fantasias, necessidades e dificuldades. Tire um tempo para ter momentos a dois e tente ter momentos de descontração e leveza, pra diminuir a tensão. Coloque na agenda momentos planejados de intimidade. Pode parecer frio, mas vou falar para vocês: essa história de espontaneidade é muito superestimada! A vida é corrida, a rotina é estressante e cansativa, a libido tá baixa… Você acha mesmo que vai surgir um desejo espontâneo e fulminante na hora que você está colocando a placa anti-bruxismo pra dormir?! Não, né? Infelizmente a rotina não é nada sexy!!

O desejo vem da cabeça!

Busquem juntos ativamente situações que estimulem o desejo sexual, seja fazer compras numa sex shop ou assistir um filme juntos… Os hormônios sozinhos não farão milagres. O desejo vem da cabeça e só de criar situações diferentes, que quebrem a rotina, você já estará aumentando a intimidade, trazendo mais leveza e aumentando a vontade!!

Você vai viver mais do que 1/3 da sua vida na menopausa!! Não desista da sua libido!!

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone-site-verde

- conteúdo relacionado -

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR