icone-site-verde

Leite Moça Integral ou Mistura Láctea Condensada? Entendam de vez a diferença entre eles!

Mistura_Lactea_condensada_nao_é_a_mesma_coisa

Parece leite condensado mas não é! Estão querendo nos enganar?! Entenda a diferença entre Leite Condensado e Mistura Láctea Condensada, esse novo produto que surgiu no mercado!

A Nestlé colocou no mercado um produto que parece leite condensado , tem embalagem quase igual à do leite condensado, tem gosto de leite condensado mas não é leite condensado integral! E, talvez, na correria de fazer as compras, ou com intenção de economizar, você acabe comprando gato por lebre!

Entenda: a Nestlé criou um novo produto com embalagem muito parecida com a do leite condensado mas na verdade é uma “Mistura Láctea” que imita o leite condensado. Enquanto o leite condensado é composto apenas por leite integral, açúcar e lactose, a mistura láctea é composta por leite integral, açúcar, soro de leite em pó, amido modificado e lactose. A embalagem segue todas as diretrizes da Anvisa, indica que é uma “mistura láctea condensada”, porém, ao bater o olho, a chance de errar é grande! E os dois produtos não são a mesma coisa!!!

A Nestlé diz que criaram o novo produto como opção mais econômica para o consumidor. O leite condensado custa em média R$ 7,15 na cidade de São Paulo e a mistura láctea tem o valor médio de R$ 5,95.

Leite condensado x Bebida láctea condensada

Usar soro de leite nos produtos não é novidade e provavelmente você já comprou várias vezes. Na geladeira de iogurtes do supermercado tem muitos! São as bebidas lácteas, que estão lado a lado com o iogurte, mas são feitas com leite fermentado e adição de até 51% de soro de leite e outras substâncias para dar a textura de iogurte, mais grossa (podendo ser por exemplo amido ou gordura vegetal).

Bebida láctea não é iogurte e Mistura Láctea condensada não é leite condensado! Fique atento!

O soro do leite vem da sobra da produção do queijos e as bebidas lácteas e outros produtos feitos com ele aumentaram o lucro das indústrias, mas ao mesmo tempo evitaram o desperdício da parte líquida que compõe o leite, é nutritiva e tem proteínas. Além dos exemplos acima, o soro de leite que usado para fazer requeijão, creme de leite (ou mistura láctea tipo creme de leite!) e outros…

Não podemos deixar de considerar que produtos feitos com o soro do leite são mais acessíveis e talvez sejam a única opção que caiba no seu bolso nesse momento. Sugiro que você faça então uma compra consciente! Compare embalagens e tente entender o que está comprando. Se o preço for muito mais barato e a tabela nutricional for parecida com o produto integral, pode ser uma boa opção.

Já indiquei várias vezes por aqui, mas vale repetir: o app Desrotulando (@desrotulandoapp) ajuda muito a entender melhor os produtos que você está comprando. Não deixe de usar!

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *