Quem aí está no climatério ou menopausa já sentiu um calorão levanta a mão!!! \o/ \o/ \o/
Não sei vocês, mas na minha opinião, os fogachos são O PIOR sintoma do climatério! Porque (vou explicar pra quem nunca sentiu!) não é só um calor que vai subindo! Vem junto uma náusea, uma suadeira e depois uns calafrios… E uma angústia e sensação de que nosso corpo está descontrolado.
Os calorões, também conhecidos como fogacho, são possivelmente os sintoma mais incômodos da menopausa! Quando acontecem à noite, os suores noturnos acabam fazendo com que nosso sono piore muito, o que afeta nosso humor e afeta também aspectos cognitivos, como concentração e memória.
E os suores noturnos, aliás, são os primeiros sintomas de que seu estrogênio está oscilando. Provavelmente você deve acordar no meio da noite suada e esse suor se concentra principalmente na barriga, virilha e coxas… E você, que antes era friorenta, dormia de meia até no verão e adorava um cobertor bem quentinho, agora acorda no meio da noite para jogar as cobertas longe!
Quando a mulher começa a ter calorões / fogachos?
Eles começam a acontecer no climatério, entre 5 a 10 anos antes da menopausa (última menstruação). Começam a piorar nos últimos 2 anos antes da menopausa (momento em que a gente para totalmente de menstruar).
Por que acontecem os calorões / fogachos?
A hipótese mais provável é a de que a diminuição dos níveis de estrogênio faz com que o “termostato” do nosso corpo (que está localizado no nosso sistema nervoso central, mais precisamente no hipotálamo) fique mais sensível a mudanças de temperatura corporal. O hipotálamo pensa que está quente demais e começa uma série de reações (os fogachos) para resfriar o corpo.
Como é o calorão / fogacho?
Uma sensação repentina de calor, que sobe da cintura até o rosto, que vai ficando vermelho, coração dispara, o que dá uma sensação de ansiedade, começa um suor louco (principalmente testa, peito e costas) e depois, em algumas mulheres, podem vir os calafrios. Algumas mulheres também se sentem nauseadas. Ou seja: é uma verdadeira montanha-russa, se a montanha-russa estivesse passando num prédio em chamas! Alguns minutinhos em que nosso corpo fica completamente fora do controle.
Quanto tempo duram os calorões / fogachos?
Até cinco minutos, mas parece uma eternidade! Ocorre várias vezes em um mesmo dia, principalmente a noite…
Como tratar os calorões / fogachos?
Terapia de reposição hormonal ajuda muito, mas infelizmente não são todas as mulheres que podem fazer. Consulte seu ginecologista!
Como aliviar os calorões / fogachos?
Caso não possa repor estrogênio, algumas dicas podem ajudar a aliviar:
- Usar roupas leves e dormir em ambientes arejados ou com ar condicionado (deixe o controle do ar ao seu alcance!!)
- Praticar exercícios físicos moderados
- Fazer uma dieta balanceada, ricas em frutas, verduras e legumes
- Evitar os gatilhos: alimentos apimentados, bebidas alcóolicas e café
- Beber muita água. Hidratação é essencial nessa fase!



Vale a pena investigar se sua dieta atende sua necessidade de minerais e vitaminas, para garantir a manutenção da saúde na menopausa. Procure seu nutricionista!
Fontes:
Ewies A. A. (2002). Phytoestrogens in the management of the menopause: up-to-date. Obstetrical & gynecological survey, 57(5), 306–313. https://doi.org/10.1097/00006254-200205000-00023
Utian W. H. (2005). Psychosocial and socioeconomic burden of vasomotor symptoms in menopause: a comprehensive review. Health and quality of life outcomes, 3, 47. https://doi.org/10.1186/1477-7525-3-47