icone-site-verde

Você tem medo de Panela De Pressão? Sabe as precauções que precisa tomar para usá-la sem risco?

Você usa panela de pressão?

Adoro usar panela de pressão! Ela ajuda a cozinhar os alimentos numa temperatura mais alta, o que faz com que cozinhe muito mais rápido. Economia de tempo e de gás!

Nutricionalmente, esse tempo menor de cozimento ajuda os alimentos a preservarem mais as vitaminas e minerais, se compararmos com outros tipos de cozimento.

Gosto de cozinhar nela feijão, claro! Mas também carnes, sopas e arroz integral. O arroz cateto integral e o 7 grãos ficam ótimos na pressão!

Mas a panela de pressão não é unanimidade!

Muita gente tem pavor dela e acaba nem fazendo feijão em casa, por não saber usar direito. Eu entendo, porque já tive acidente com uma panela aqui em casa, com feijão saindo em jatos pela orifício da válvula de segurança e atingindo o teto (que ficou manchado por um tempo!). Por isso, sei que algumas precauções são muito importantes para seu uso adequado.

Como esse tipo de panela funciona?

Dentro da panela, a pressão atmosférica fica maior e, com esse aumento da pressão, a temperatura do ponto de ebulição (ponto em que o líquido passa para o estado gasoso) aumenta. Então, digamos que estamos ao nível do mar, em que o ponto de ebulição ocorre a 100ºC. Na panela de pressão essa temperatura sobe para cerca de 120ºC e assim, com a temperatura de crescimento muito mais alta, o cozimento será mais rápido.

Para que seja possível este aumento de pressão, a panela tem uma tampa especial, com uma borracha que veda o fechamento e duas válvulas, uma de segurança e uma de controle com pino (aquela em que o vapor vai saindo e fazendo chiado característico da panela).

Se a pressão estiver exagerada, a válvula de segurança salta para fora, garantindo que a pressão saia e evitando que a panela tenha problemas. Por isso, ela precisa estar sempre posicionada para baixo.

Quando a pressão preenche a panela, a válvula de controle permite que um pouco do vapor vá saindo aos poucos de forma constante, mantendo a pressão constante.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM A PANELA DE PRESSÃO:

  • Compre apenas panelas de pressão que tenham selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)
  • Antes de colocar os alimentos, verifique se a borracha e as válvulas estão integras e bem higienizadas.
  • Os furinhos do pino da válvula de controle não podem estar obstruídos de jeito nenhum! Não esqueça de limpá-los sempre!
  • A válvula de segurança não pode estar saltada.
  • Coloque alimentos até no máximo 2/3 da panela.
  • Durante o cozimento, a válvula de controle faz um chiado sempre muito parecido. Se escutar algo diferente, desligue o fogo e vá verificar.
  • Só abra a panela depois que toda a pressão sair.

OK! Gostei de saber, mas ainda tenho medo da Panela de Pressão

CASO SEU MEDO SEJA GRANDE DEMAIS, invista numa panela de pressão elétrica! Ela é muito segura! O único ponto negativo dela, a meu ver, é que o vapor não sai durante o cozimento o que faz com que o alimento fique mais aguado. Depois de cozinhar, você precisa abrir a tampa e deixar ferver um pouco até que parte da água evapore e o caldo fique na consistência desejada.

Você tem medo da panela de pressão? Usa? Já teve algum acidente?

Fonte: https://www.atlas.ind.br/blog/cozinhar-com-a-panela-de-pressao-7-cuidados-para-voce-perder-o-medo/

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone-site-verde

- conteúdo relacionado -

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR