Conhece qual o melhor tipo de Whey Protein? Concentrado, Isolado ou Hidrolisado?
Ele é feito a partir do soro do leite, um subproduto da indústria de queijos. O líquido é clarificado, separado, pasteurizado e resfriado, para evitar contaminação e depois faz-se a concentração dos sólidos, evaporação e secagem para fazer o Whey Concentrado.
- Whey Concentrado: pode ter entre 29 a 89% de proteína em sua composição, mas a maioria encontrada no mercado tem entre 70 e 80% de proteína. Então, fique atento no rótulo, principalmente se o preço estiver muito baixo, para garantir que a proteína esteja na faixa de 70% ou mais. Dos três tipos, é o que tem maior teor de carboidratos e gorduras e tem lactose. O mais barato dos três, com melhor custo benefício.
Opção que eu recomendo para a grande maioria dos pacientes, a não ser que tenham intolerância à lactose. - Whey Isolado: possui entre 92 e 98% de proteínas. É a forma mais pura do soro do leite e não tem lactose. Por esse motivo, é a opção que recomendo para pacientes com intolerância à lactose. Se não é o seu caso, pode usar tranquilamente o concentrado!
- Whey Hidrolisado: possui mais de 99% de proteínas em sua composição e pelo menos 80% dessa proteína já vêm quebradas em peptídeos, tornando mais fácil de serem digeridos e absorvidos. A velocidade de absorção, a meu ver, não compensa o preço, mas se você tem muitos problemas digestivos, alergias ou doenças intestinais ou treina várias horas no dia, sem muito intervalo, pode ser uma boa opção, que deve ser avaliada com seu nutricionista ou médico.
Qualquer das três opções vai fornecer uma boa quantidade de proteínas e te ajudar a ganhar músculos!
A quantidade de pó que você tem que utilizar para conseguir 20 gramas de proteínas é quase a mesma (Algo como 25g de whey concentrado para 22g de whey isolado). Caso não tenha intolerância à lactose e outras necessidades especiais, escolha o Whey Concentrado.