icone-site-verde

Você sabe o que é o Whey Protein? Pra que serve?

Whey concentrado, isolado ou hidrolisado?

Conhece qual o melhor tipo de Whey Protein? Concentrado, Isolado ou Hidrolisado?

Primeiro, um pouco de História do Whey Protein

Você sabia que o Whey Protein foi criado para aproveitar um subproduto da industria de queijos, que sobrava e era descartado? E o pior, as fábricas de queijo produziam enormes quantidades desse subproduto, o soro do leite, que eram descartadas em rios, causando poluição ambiental.

Lá pelos idos de 1930, foi identificado que o soro do leite era rico em proteínas de alto valor biológico, com aminoácidos essenciais importantes para nosso corpo.

Na década de 1970, avanços na tecnologia de filtragem, como a ultrafiltração, permitiram que fosse feita a separação e a concentração das proteínas do soro do leite. Com isso, o soro deixou de ser um resíduo da indústria de laticínios e passou a ser uma valiosa matéria-prima que ganhou ainda mais destaque na década de 1980, quando o whey protein começou a ser comercializado como suplemento alimentar, principalmente para fisiculturistas e atletas.

Depois disso, o Whey só ganhou popularidade, deixou de ser um suplemento para atletas de competição apenas e passou a ser usado por pessoas buscando melhor desempenho na academia e saúde em geral. Hoje em dia o whey é um dos suplementos alimentares mais vendidos no mundo, usado até por pessoas idosas para manutenção da musculatura. É usado também pela indústria alimentícia para enriquecer alimentos com proteínas, o que é a moda da vez (mas isso será assunto para outro post!!).

Como é feito o Whey Protein?

O soro do leite é o líquido que sobra após a coagulação do leite no processo de fabricação de queijos. Ele contém proteínas (como as do whey), lactose, minerais, e uma pequena quantidade de gordura.

Primeiramente o soro é clarificado, separado, pasteurizado e resfriado, para evitar contaminação e depois faz-se a concentração dos sólidos, evaporação e secagem, transformando-o em um pó fino. Este pó é o whey protein concentrado, que contém cerca de 70% a 80% de proteínas. Este pó passa por refinamento, onde será feito o Whey Protein Isolado e Whey Protein Hidrolisado e, por último, será saborizado, recebendo aromas, adoçantes (naturais ou artificiais) e outros ingredientes para melhorar o sabor

Whey Protein? Concentrado, Isolado ou Hidrolisado?

Ok, já sabemos a história do Whey Protein e como ele é feito. E agora? Qual é o melhor?

  • Whey Concentrado: pode ter entre 29 a 89% de proteína em sua composição, mas a maioria encontrada no mercado tem entre 70 e 80% de proteína. Por isso, fique atento no rótulo, principalmente se o preço estiver muito baixo, para garantir que a proteína esteja na faixa de 70% ou mais. Dos três tipos, é o que tem maior teor de carboidratos e gorduras e também tem lactose. O mais barato dos três, com melhor custo benefício.
    Se você não tem intolerância a lactose e não quer gastar muito, esse Whey pode ser a opção para você!
  • Whey Isolado: possui entre 92 e 98% de proteínas. É a forma mais pura do soro do leite e não tem lactose. Por ter uma concentração alta de proteínas é a opção que recomendo para a maioria dos meus pacientesin inclusive para os pacientes com intolerância à lactose.
  • Whey Hidrolisado: possui mais de 99% de proteínas em sua composição e pelo menos 80% dessa proteína já vêm quebradas em peptídeos, tornando mais fácil de serem digeridos e absorvidos. A velocidade de absorção, a meu ver, não compensa o preço, mas se você tem muitos problemas digestivos, alergias ou doenças intestinais ou treina várias horas no dia, sem muito intervalo, pode ser uma boa opção, que deve ser avaliada com seu nutricionista ou médico.

Qualquer das três opções vai fornecer uma boa quantidade de proteínas e te ajudar a ganhar músculos!

A quantidade de pó que você tem que utilizar para conseguir 20 gramas de proteínas é quase a mesma (algo como 25g de whey concentrado para 22g de whey isolado) e não faz muita diferença, já que na maioria das vezes a gente usa a medida do scoop que vem com o Whey!

#polianascarcellanutri #dicaspolianascarcellanutri #dicasparaumavidamelhor

Smithers, G. W. (2008). Whey and whey proteins—from ‘gutter-to-gold’. International Dairy Journal, 18(7), 695-704. https://doi.org/10.1016/j.idairyj.2008.03.008

Walzem, R. L., Dillard, C. J., & German, J. B. (2002). Whey components: millennia of evolution create functionalities for mammalian nutrition: what we know and what we may be overlooking. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 42(4), 353-375.

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone-site-verde

- conteúdo relacionado -

VOCÊ TAMBÉM IRÁ GOSTAR