Nem todo mundo gosta de salada e fico procurando opções diferentes e divertidas, pra ver se animo vocês a comerem mais vegetais. Essa salada é uma ótima opção para os dias mais frios, em que não dá vontade de comer uma salada muito gelada, mas eu gosto dela o ano inteiro.
Você pode grelhar outras verduras com folhas mais resistentes, como escarola, no lugar da alface.
Modo de preparo da Salada morna
Cenoura e couve-de-bruxelas
Primeiro higienize as cenouras (pode ser a cenoura normal mesmo. Usei essas mini cenouras, porque encontrei na feira e achei mais bonitinhas!), descasque, corte em rodelas grossas e coloque em uma forma.
Na mesma forma coloque as couves-de-bruxelas higienizadas (retire as folhas externas mais secas). Regue tudo com um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Asse no forno a 180 graus por 15 min (observe! Pode ser que a couve-de-bruxelas fique pronta antes).
Alface romana
Enquanto a cenoura e a couve-de-bruxelas assam, prepare a alface : higienize as folhas e raspe a parte dourada da ponta da raiz, deixando o talo intacto para que a alface fique unida. Corte ao meio na vertical (ficarão duas metades ainda presas pelas pontas, com as folhas juntas). Coloque um fio de azeite, sal e pimenta na parte reta das alfaces e grelhe em uma frigideira quente até ficarem douradas.
Monte a salada
Pique a cenoura e a couve-de-bruxelas assadas e a alface romana grelhada, coloque em uma tigela com tomates picados e um pouco de aceto balsâmico. Ajuste sal e pimenta a gosto.
Coloquei ainda alface frisée e joguei por cima um pouco de semente de abóbora. Esses tomates coloridos que usei não são muito fáceis de achar, então use o tomate que tiver. Ou, se preferir a salada mais morna mesmo, nem coloque os tomates. A salada é sua, use a criatividade e o que tiver em casa!
Bom apetite!