Quando temos filho é natural que a gente queira evitar que sofram as mesmas coisas que nós sofremos no decorrer da vida.
E quando passamos a vida lutando contra a balança tentando emagrecer, queremos controlar a alimentação das crianças para que elas não passem por isso também. CUIDADO! Isso pode ter efeito contrário!
Antes de me tornar nutricionista, eu trabalhei bastante tempo com fotografia, principalmente em festas infantis e muitas vezes presenciei pais proibindo filhos de comer brigadeiros! Argumentos como: não, você já comeu um! Não, é porcaria! Não, não é bom comer muito doce!…
Também já vi crianças enfiando 4 brigadeiros na boca de uma vez ou crianças escondidas embaixo da mesa de doces comendo… O que fazer então?
O importante é orientar, dar exemplos e ensinar a criança a ter habilidade de conhecer seu corpo, sua fome e sua saciedade.
Sim, doce em exagero não é bom! E nem é recomendado oferecer doces para crianças abaixo de 2 anos, como indica o GUIA ALIMENTAR PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS MENORES DE 2 ANOS do Ministério da Saúde.
Até uns 2 anos, principalmente primeiro filho, é fácil! Apenas não ofereça e não coma doces perto dela. Mas a partir do momento que a criança começa a frequentar festinhas, começa a ir para a escola e para a casa dos amiguinhos, o controle é mais difícil e ao invés de proibir, precisamos ensinar.
Em uma festa:
- Distraia as crianças pequenas (até 3 anos),
Deixe a criança comer 1 brigadeiro e depois tire de perto dos doces! Leve pra brincar em outro lugar e com certeza ela nem vai lembrar mais dos doces. - Depois dessa idade, é provável que a criança coma alguns doces e depois também vá fazer outras atividades com os amiguinhos, porque sabe que os doces estarão lá se ela quiser mais… E se comer um pouquinho mais, tá tudo bem, depois volta a sua rotina alimentar e não terá nenhum problema.
Em casa:
- Dê exemplos!
Nossos pequenos aprendem observando as pessoas que cuidam deles, as pessoas que sentem carinho. Então não adianta proibir refrigerante se eles percebem que você toma em todas as refeições e não adianta proibir doces se você come muito. Não adianta obrigar a comer frutas, se você não come. Mantenha hábitos saudáveis e eles farão o mesmo! - Ensine que há momentos apropriados
Pode comer doce, mas não a qualquer momento! Um sorvete não deve substituir o café da manhã! Não devemos comer chocolate antes do almoço…
Mas se comeu bem na refeição e comeu uma fruta depois. Pode comer um chocolate. - Tenha doces disponíveis em casa
Não exagere na variedade, mas tenha um ou dois tipos de doce em casa sempre. Sabendo que estão disponíveis e que ela pode comer um, desde que esteja se alimentando bem durante o dia, acaba diminuindo a ansiedade. E se são sempre os mesmos doces, ela acaba acostumando, não tem o apelo da novidade e não desperta tanto interesse. - Dê exemplos e não rotule doces como algo ruim
Se você falar que não vai comer porque doce engorda, porque você está gordo, provavelmente seu filho terá medo de comer e criará essa ideia de que doce é proibido e ser gordo é uma característica negativa. Evite comentários sobre aparência!