Comida de verdade, os dez piores alimentos do mundo e porque eu acredito que nenhuma comida é lixo!
No começo da semana, quando fiz supermercado, minhas filhas pediram pra eu comprar salsicha , porque elas estavam morrendo de vontade de comer cachorro-quente. Fazia anos que eu não comprava salsicha (é, a faculdade de nutrição faz dessas coisas!!! Fiquei mais seletiva nas minhas escolhas)!
Combinamos que íamos fazer a noite do cachorro-quente e foi uma delícia! Só fiquei incomodada porque a salsicha é muito menor que o pão!! Tive que fazer com uma salsicha e meia pra ficar mais proporcional!!!
Coincidentemente, vi ontem uma postagem de uma influencer bem conhecida falando dos “10 piores alimentos do mundo” e o cachorro quente estava lá no meio! Falou que carnes processadas aumentam em 67% as chances de câncer de pâncreas.
Vamos lá! Em primeiro lugar, comida é comida! Toda comida é de verdade, nenhuma comida é lixo e, principalmente nessa época de crise pela pandemia, tem muita gente passando fome! Se você pode optar por não comer salsicha, você já é um privilegiado!
“Toda comida é de verdade, nenhuma comida é lixo e, principalmente nessa época de crise pela pandemia, tem muita gente passando fome! Se você pode optar por não comer salsicha, você já é um privilegiado! “
Isso posto: salsicha não é carne da melhor qualidade, é ultraprocessada, feita com carne mecanicamente separada, tem muitos aditivos… Mas é gostosa pra caramba!!! Então, pode comer de vez em quando, sem culpa!
Equilibrio sempre! Opte por comer mais alimentos in natura, mas pode comer também alimentos ultraprocessados com moderação!
E falar de estatísticas sobre o câncer é complicado, porque precisamos pensar na sua alimentação como um todo e no seu estilo de vida como um todo. Comer salsicha de vez em quando, ou salame, mortadela e outras carnes processadas não vai “te dar” câncer!
Meu mantra de sempre: pode tudo com moderação!!!!
Aproveitam o final de semana, com moderação!!! Ou não!!!
(Texto do dia 20/08/21)