icone-site-verde

Você sabe se o Whey Protein é vegano?

Whey protein não é vegano!

O Whey Protein é feito a partir do soro do leite, um subproduto da indústria de queijos. Então a resposta é NÃO! O Whey não é vegano!

Na postagem anterior eu falei bastante sobre o Whey Protein, sua história, como é feito e quais as diferenças. Mas hoje em dia é possibel encontrar no mercado muitas outras opções de suplementos proteicos de fontes vegetais, como proteinas de soja, de arroz, de lentilha e de ervilha, onde as moléculas de proteínas de grãos são isoladas. São chamadas de Proteínas Veganas (Vegan Protein) ou Whey Vegano (não é whey, mas marketing é tudo!!)

O “Whey Vegano” é tão eficiente e completo como o Whey de soro do leite?

Com exceção da proteína de soja, as proteínas vegetais não são proteínas completas (não fornecem todos os nove aminoácidos essenciais que precisamos ingerir – histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano a valina) e tem menos BCAAs (leucina, isoleucina e valina).

Para contornar isso, os fabricantes geralmente misturam proteínas de mais de um tipo de grão, para garantir todos os aminoácidos essenciais e BCAAs.

Então sim, em geral, são tão eficientes e completos quanto Whey Protein.

Quem não deve tomar “Whey Vegano”?

Só que tem um porém, os suplementos proteicos vegetais não são para todo mundo. Se você é sensível a FODMAPS*, algumas proteínas vegetais podem te causar cólicas e gases, principalmente a de ervilha. Caso você tenha mais tendência a ficar inchado, minha dica é: teste várias proteínas vegetais diferentes e faça um diário alimentar para escrever sintomas e entender qual funciona melhor para você.

E caso você seja intolerante ao glúten, fique atento! Algumas Proteínas Veganas podem ter glúten! Leia o rótulo!

#perguntaprapoli #dicaspolianascarcellanutri #nutripolianascarcella #veganprotein #wheyprotein

*FODMAPS: carboidratos não digeridos pelo organismo, responsáveis por gases e distensão abdominal. O termo é referente a “Fermentable Oligo, Di, Monosaccharides And Polyols” ou oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis.

Gostou? Compartilhe:

Deixe seu Comentário!

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do conteúdo… Seus comentários são super bem-vindos e responderei o mais breve possível!

Você pode voltar para ver sua resposta ou marcar o “notifique-me” para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.

Poliana Scarcella Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *